A tecnologia aproxima quem está longe e afasta quem está perto. Uma frase polêmica mas que se encaixa perfeitamente nos dias atuais.
Embora tenham críticas construtivas em relação ao uso excessivo da tecnologia, decidi apontar os principais benefícios que as empresas obtem ao te-la como aliada em seus modelos de negócios.
E você? Sabe como a Agilidade de Negócios influencia nos resultados da sua empresa?
Eu, a convite da Rádio Jovem Pan, pude discorrer melhor no podcast semanal ”Digital de Tudo” sobre o impacto da tecnologia no turismo de luxo nos próximos anos.
Entenda o impacto da tecnologia no setor
Há vinte anos, provavelmente muitas empresas não imaginavam a relevância que a tecnologia ganharia na vitalidade das empresas.
Muitos consideram que trouxe uma democratização para os pequenos comércios, haja vista o poder de alcance que um negócio pode alcançar investindo nela corretamente .
Se o uso das tecnologias desfavorece a intermediação de serviços nas agências, também pode ser apropriado pelas empresas do setor a fim de aumentar sua eficiência, rapidez nos processos e melhorar o controle de custos, resultando em maior lucratividade.
Pelo lado dos clientes, sem dúvidas houve uma facilidade na busca dos destinos, entretanto vale ressaltar que os turistas de luxo ainda valorizam bastante as agências que se diferenciaram e são capazes de otimizar o tempo e proporcionar experiências locais inesquecíveis nos destinos.
Falaremos melhor sobre nossas experiências personalizadas em um outro artigo!
O papel do governo na desburocratização da tecnologia
A era da globalização nos possibilitou perceber rapidamente quais países se destacaram na ”corrida tecnológica”.
Para fins de exemplo, em comparação ao turismo na China, ainda temos muito a evoluir e a evidência disso é que os viajantes do país asiático conseguem organizar todos processos da viagem por smartphone.
Os aeroportos, hotéis, restaurantes e agências estão todos conectados, proporcionando assim uma experiência mais positiva dos viajantes.
O governo brasileiro já tem consciência da importância da tecnologia e aos poucos sinaliza um avanço nessa desburocratização, que pode ser determinantes para alavancar os números do setor nos próximos anos.
Mudanças no comportamento do cliente
Em paralelo a chegada da era da informação, o comportamento do turista de luxo foi alterado. Foi possível notar um consumidor mais exigente e antenado na qualidade dos produtos e serviços ofertados.
É evidente que, apesar do acesso às informações, o viajante ainda valoriza a empatia e comunicação clara e objetiva na confecção dos roteiros.
Portanto, estamos acostumados a falar em nossa agência que nos comprometemos em entender para atender!
Os gostos e preferências mudam constantemente e é importante estar atento à essas tendências para se diferenciar no mercado de luxo.
O viajante, que há algum tempo, planejava sua viagem com base no preço, hoje procura pela autenticidade e se preocupa em estar socialmente engajado com a comunidade de destino.
Certamente a análise minuciosa do perfil desses clientes aliada às tecnologias será o grande diferencial para as agências que sobreviverem no cenário pós pandemia.
Três principais tendências do impacto da tecnologia do turismo
Big data
As ferramentas de big data se tornaram o maior aliado das agências de luxo no que diz respeito à elaboração de viagens personalizadas.
Foi possível customizar cada etapa da viagem do consumidor e proporcionar momentos marcantes através de análises do comportamento desse consumidor.
Otimização do tempo
É evidente que a tecnologia possibilitou uma otimização dos processos de viagem dos viajantes de luxo.
Podemos citar como um dos exemplos o self check-in e self check-out, em que o viajante não precisa aguardar no balcão ao chegar cansado de uma viagem.
Facilidade de pagamento
Dentre as mudanças, essa certamente foi a que teve um impacto maior na experiência do cliente e das empresas.
Os viajantes conseguem agilizar pagamentos através das novas tecnologias, como o Pix, e evitar que haja estresse em um dos únicos momentos da viagem que eles desejam que seja rápido.
E você? Ficou curioso pra entender mais sobre os impactos da tecnologia no turismo?
Confira o podcast que gravei no site oficial da Jovem Pan ou no link do canal ”Digital de Tudo” no Spotify: