O cenário atual se mostra cada vez mais incerto. Com as lentas projeções futuras sobre a crise na saúde pública, o comércio de vários setores se torna instável também. Para quem é aventureiro, por exemplo, a maior dúvida é: quais são as tendências para o turismo no pós-pandemia?
Pensar no mundo para além deste momento é considerar diversas mudanças, pois a pandemia intensificou, por exemplo, a necessidade de vários cuidados. No turismo, houve mudanças significativas, como o fechamento das fronteiras estrangeiras, cancelamento de voos e inclusão de protocolos sanitários nos aeroportos.
Por isso, elaboramos este texto para ajudar você a entender melhor as tendências para o turismo neste momento e nos momentos que virão.
Impactos da pandemia no turismo
Além dessas mudanças que implicam consequências diretas nas viagens, há também os impactos que foram causados no turismo. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) afirmou que, atualmente, as viagens ao exterior estão 92% abaixo das estatísticas de 2019.
Sendo considerado o setor mais prejudicado no Brasil, o turismo chegou a perder R$ 11,96 bilhões só nos últimos quinze dias do mês de março, quando foi o início da pandemia confirmada no País. Em todo o País, a queda no faturamento é mais de R$ 180 bilhões.
Além disso, com a pandemia, mais de 440 mil empregos formais foram perdidos, impactando também a crise econômica tanto interna quanto externa.
Mudanças na dinâmica de viagens dos aeroportos
Nos aeroportos, a dinâmica das viagens mudou. Algumas dessas mudanças que podem ser percebidas são:
- estações com álcool gel;
- obrigação do uso de máscara;
- marcações no chão para distanciamento social;
- aumento massivo da limpeza e, consequentemente, do pessoal direcionado a este fim;
- medição da temperatura;
- testes rápidos de Covid-19 antes do embarque.
No estado de São Paulo, por exemplo, há informes de que os passageiros terão a temperatura medida por câmeras e termômetros. Caso seja detectada temperatura acima de 37,8ºC, a pessoa deverá ser conduzida ao posto médico do aeroporto.
No exterior também houve mudanças.
Em Singapura, na Ásia, houve a adoção de robôs de limpeza, que higienizam o chão, as máquinas e terminais de embarque dos aeroportos. Já no Harsfield-Jackson Atlanta International Airport houve a adaptação de mais de 300 estações de desinfetante para as mãos, por exemplo.
Entenda o conceito do turismo de isolamento
Considerando o cenário e as consequências, um novo termo surge entre os turistas, o “turismo de isolamento”. No entanto, embora tenha ganhado mais força neste ano de 2020, o mercado do turismo de luxo já vem apostando neste conceito desde 2017.
Nesse sentido, superar a crise no turismo brasileiro se tornou um desafio. Por isso, empresas de viagens apostam que o primeiro passo é começar domesticamente e com destinos próximos, até mesmo configurando viagens de carro, por exemplo.
É aí que o turismo de isolamento vem se intensificando no ramo. A ideia principal é que o turista escolha se isolar por querer e não só por obrigação. Ou seja, são viagens com formato doméstico para escapar da realidade vivida.
Dessa forma, o turista se isola, respeitando diretrizes sanitárias, mas também aproveita para recuperar a energia, relaxar e se divertir. Isso também pode ser aplicado a quem deseja mudar de endereço na quarentena, ou seja, alugar imóveis para se isolar em lugares diferentes.
5 tendências para o turismo no pós-pandemia
Se após ler tudo isso você ficou se perguntando como vai ficar o setor de viagens turísticas, selecionamos aqui as cinco principais tendências do turismo no pós-pandemia.
Programas que serão mais procurados
De acordo com o Guia de turismo para os tempos de pandemia, elaborado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as apostas do ramo devem ser para locais com as seguintes características:
- sem turismo massivo: ou seja, com pouca movimentação, sem aglomerações até, no mínimo, junho de 2021;
- programas familiares: seja para reencontros ou para intensificar laços, passar mais tempo com a família em locais turistas será prioridade;
- Programas ao ar livre: claro que isso é consequência do anseio de aglomerações, portanto atividades fora de casa e em lugares fechados não serão propícios;
- Atividades que promovam experiências exclusivas: com a rotina incansável da quarentena em isolamento, aventuras que promovam diferentes experiências serão muito procuradas;
- Lugares com poucos casos de Covid-19: o medo ainda vai existir, portanto os destinos com menos interferência da doença serão os mais buscados também.
Preocupação com a sustentabilidade
A preocupação com a sustentabilidade já está em alta e será real no turismo pós-pandemia. Ou seja, a aposta é que haja maiores cuidados com a poluição e contribuições para a redução de prejuízos na qualidade do ar.
Além disso, turistas pesquisarão mais sobre as empresas e suas causas, então as que demonstrarem boas práticas no uso de recursos naturais e também economia na água e na energia elétrica serão as mais procuradas.
Aumento do turismo nacional
Com as fronteiras estrangeiras ainda restritas e com a preocupação da Covid-19 ainda em pauta até metade de 2021, os turistas tendem a procurar locais mais próximos de casa. Então a aposta é que haja aumento do turismo nacional.
Nesse sentido, caso o “turismo do isolamento” vire mesmo uma tendência para a volta desse setor, os lugares menos distantes é que serão pontos turísticos considerados pelos viajantes.
Alertas com saúde e higiene
As restrições e medidas sanitárias foram incessantes, portanto essa preocupação ainda acompanhará os turistas por um longo tempo. A tendência, portanto, é que locais, hotéis e hospedagens que oferecerem maior cobertura contra o vírus e evidenciar ter mais higiene sejam a escolha dos viajantes.
Aproveitamento da tecnologia e da inovação
Sem dúvida, o isolamento social intensificou ainda mais a era digital. Para o turismo não será diferente. A tendência é que o setor de viagens evolua com plataformas online de fácil acesso, que possuam recomendações de roteiro e planejamento de viagens.
Além disso, os avanços tecnológicos também são esperados para além da comunicação. Por exemplo, o turismo virtual é uma tendência e será procurado em pacotes de viagens.
E então, descobriu quais são as principais tendências do turismo no pós-pandemia? Esperamos ter contribuído com sua dúvida!