Economia do setor começa a se estabilizar mesmo antes do fim da pandemia
Assim como em diversas partes do mundo, a inconsistência econômica brasileira se intensificou a partir do momento em que a pandemia de coronavírus foi se agravando. E o mercado imobiliário não foi uma exceção. Em meados de março e abril, a baixa na venda de imóveis preocupava investidores da área, que acreditavam estar prestes a passar por mais um período de intensa turbulência. Porém, contrariando várias expectativas, o cenário mudou.
Diversos fatores contribuíram para que essa alteração acontecesse. A começar pelo público, que passou a necessitar de ambientes mais confortáveis por conta da crescente adesão do home office. Além disso, a desvalorização da moeda nacional abriu portas para a entrada de estrangeiros no país. Portando cédulas mais fortes, como o dólar ou o euro, investidores passaram a apostar nesse setor, considerado mais seguro.
Por fim, os cortes na taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELiC), promovidos pelo Banco Central, fizeram toda a diferença. A partir do momento que esse ponto atingiu uma baixa histórica e passou a não gerar um rendimento significativo, outros sistemas começaram a ser reconhecidos. O fechamento das fronteiras também foi um fator preponderante, uma vez que isso impediu a “migração” de potenciais compradores para outras nacionalidades.
Dessa forma, o perfil conservador do investidor brasileiro optou uma pela adesão à poupança e, enfim, à aplicação imobiliária. No Rio de Janeiro, algumas regiões passaram a se destacar como principais apostas para esse segmento. Por isso, a seguir, você poderá conhecer mais sobre:
- Barra da Tijuca;
- Botafogo;
- Copacabana;
- Ipanema;
- Leblon.
O que acha de conhecer mais sobre esses bairros e tentar gerar resultados positivos no seu bolso?
Barra da Tijuca
Uma das áreas em maior ascensão na cidade maravilhosa, a Barra da Tijuca vem de um momento crescente há alguns anos. A região foi uma das que mais recebeu investimento na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, gerando diversos benefícios para a população local. Entre as obras que mais ganharam destaque nesses momentos estão o Parque Olímpico do Rio de Janeiro e a Vila dos Atletas.
Além disso, várias outras facilidades estão presentes nas proximidades. Diversos centros médicos podem ser encontrados com facilidade, tais como o Hospital Vitória e o Barra Life Medical Center. Além disso, opções de lazer também são abundantes, como o Clube de Aeronáutica e o Campo Olímpico de Golfe. Por fim, aos amantes de gastronomia, os gostos mais requintados podem ser saciados através da variedade de restaurantes finos espalhados pelo local, entre eles o Giuseppe Mar e o Pobre Juan.
Botafogo
Outro bairro em constante crescimento no Rio de Janeiro é Botafogo. A região tem ganhado a atenção de investidores do mercado imobiliário por sua versatilidade, uma vez que liga as zonas sul e central da cidade. Apesar de não chamar tanta atenção quanto outros locais, como Ipanema ou Copacabana, o lugar tem uma extravagância própria e possui fácil acesso a pontos turísticos de peso, como o Pão de Açúcar e a Enseada de Botafogo.
Aos que procuram praticidade para realizar negócios, a opção tem fortes pontos para ser considerada válida. Além de possuir restaurantes de alta patente ideais para reuniões, também possui fácil acesso ao Centro Empresarial Mourisco. A depender da área de atuação, o Consulado Geral de Portugal também pode ser encontrado com uma rápida viagem de carro. Por fim, estudantes e professores podem desfrutar da qualidade de vida antes e depois das aulas na renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lar dos maiores frequentadores das ricas noites boêmias do baixo Botafogo.
Copacabana
Um dos bairros mais tradicionais do Brasil continua sendo um dos investimentos mais válidos para os próximos anos.
E, depois de 40 anos sem lançamentos, a mais importante avenida da orla, a Avenida Atlântica, vai ganhar um novo empreendimento imobiliário em seu último terreno desocupado: um residencial de luxo de frente para o mar.
O condomínio de luxo Atlântico Bait veio para trazer sofisticação e modernidade para umas das avenidas mais icônicas do país.
Entre as principais características que é possível destacar no empreendimento, certamente o investimento em tecnologias de última geração e sustentabilidade promoverão o imóvel a um patamar diferenciado na Cidade Maravilhosa.
O condomínio será todo automatizado, os apartamento terão fechadura smart lock, infraestrutura para IOT e a garagem do prédio terá recarga para carro elétrico e tomada para bicicletas elétricas.
Ipanema
Dona de uma das, ou provavelmente, a mais bela calçada do mundo, Ipanema é parada obrigatória para qualquer turista ou morador local. Apesar de ser um bairro pequeno, tem um dos visuais mais impressionantes do estado, visto que está entre a Praia de Ipanema, a Praia do Arpoador e a Lagoa Rodrigo de Freitas. A soma desses fatores resulta na extrema qualidade do local, eleito pela revista Capital Econômico como o melhor lugar para se viver no Rio de Janeiro. Segundo o texto, a região: “(…) é, literalmente, imagem de cinema”.
Além da vasta opção de imóveis de alto padrão, a diversidade de restaurantes e alternativas de entretenimento atraem qualquer amante de boas noites de diversão, sejam elas como forem. Também vale destacar outras características que contribuem com a formação de tamanha beleza, como a Praia do Diabo e, com certeza não menos importante, a Pedra do Arpoador.
Leblon
Possuindo um breve trecho da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Leblon conquista o mercado imobiliário por sua cultura e pluralidade. O famoso bairro dos artistas é um prato cheio para os gostos mais exigentes do alto padrão, que preferem a companhia de classes econômicas de maior destaque no país. Para isso, a região conquista seus frequentadores com programações e experiências únicas, como através de compras no Rio Design Leblon ou espetáculos no Teatro Casa Grande.
É notável que a gastronomia é um ponto forte do Rio de Janeiro, e em um bairro com tantos diferenciais não poderia ser diferente. Bares estão presentes aos montes na região, além de restaurantes finos que complementam um ambiente diverso e cheio de opções de entretenimento.