A beleza natural do Rio de Janeiro é algo que impressiona e apaixona. Não à toa, milhares de turistas do Brasil e de várias partes do mundo buscam refúgio e aventura nas várias atrações oferecidas pelo estado fluminense e pela capital carioca.
Para quem tem espírito aventureiro, o ecoturismo e o turismo de aventuras são opções que não podem faltar no roteiro de viagem. Para admirar as belezas do Rio de Janeiro de maneira única e a partir de uma vista privilegiada, selecionamos as melhores trilhas e aventuras que irão te entusiasmar.
Primeiro veja as trilhas maravilhosas oferecidas pelo Rio de Janeiro para quem deseja uma experiência inesquecível.
Pico da Tijuca
É o ponto mais alto da Floresta da Tijuca (1.021metros). De lá, pode-se avistar as formações montanhosas e os pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro, como o Corcovado. É uma vista panorâmica que jamais será esquecida por quem visitar.
Localizada no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, a trilha do Pico da Tijuca pode ser emendada a outras atividades do Parque. A entrada principal fica na Estrada da Cascatinha, 850, no aprazível bairro do Alto da Boa Vista.
Pedra da Gávea
Essa é para tirar o fôlego e recarregar as baterias. A Pedra da Gávea é o maior bloco de granito gnaisse à beira mar do mundo. Recebeu esse nome pelos portugueses, graças às “gáveas” das embarcações lusitanas.
Durante o caminho que adentra a Mata Atlântica, o visitante se depara com árvores centenárias, ruínas históricas e grutas, além de uma vista espetacular. Essa trilha é recomendada para aventureiros experientes, porque exige resistência física. São 3 horas de muita subida e 844 metros de altura.
Todo esforço é recompensado quando se visualiza o litoral carioca. O cenário exuberante faz tudo valer a pena. No alto da Pedra da Gávea é possível avistar as praias da zona Sul e da Barra, a baixada de Jacarepaguá, a baia de Guanabara e o Dedo de Deus, em Teresópolis.
Pedra Bonita
Esse mirante é o que tem o acesso mais fácil e, por isso mesmo, é o mais indicado para quem não tem experiência em trilhas. A Pedra Bonita tem 696 metros. É um dos mirantes de mais fácil acesso, por isso é um passeio indicado àqueles que não têm muita experiência em trilhas.
O cume é largo, permitindo uma imagem deslumbrante do litoral carioca. É possível avistar a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e praias das zonas Sul e Oeste. O tempo de subida até o topo é de aproximadamente 40 minutos. A rampa da Pedra Bonita, é a mais importante para quem pratica voo livre. Quando o tempo está bom, saltam inúmeros parapentes e asas-delta rumo à Praia do Pepino.
Pedra do Telégrafo
Não é tão tradicional como as anteriores citadas aqui, mas impressiona tanto quanto as outras. Desconhecida até mesmo pelos cariocas, a Pedra do Telégrafo ganhou fama por causa de fotos compartilhadas nas redes sociais de trilheiros. Entre os sucessos está a ponta da Pedra do Telégrafo, sobre um despenhadeiro. O visual é magnífico e de tirar o fôlego.
Do alto da pedra é possível ver praias ainda selvagens do Rio:
- Praia do Meio, do Inferno, do Fundo e do Perigoso,
- Os litorais de Grumari (Recreio dos Bandeirantes) e da Barra da Tijuca,
- Pedra da Gávea, a Restinga da Marambaia e o manguezal.
Morro da Urca
Localizada nas imediações de um dos bairros mais charmosos do Rio, a Urca, a trilha é lindíssima e encantadora. Acessada pelo “Caminho do Bem-te-vi”, que margeia a não menos bonita Praia Vermelha, a trilha é a mais buscada pelos cariocas e turistas pela facilidade de acesso.
Para completar a trilha não é preciso fazer muito esforço. O trajeto dura de 20 e 30 minutos e até crianças podem fazê-lo.
Agora que você já conheceu as trilhas da cidade maravilhosa, vamos apresentar outras atrações aventureiras.
Rapel Bico do Papagaio
Se você gosta de adrenalina, que tal fazer rapel?
Ele é realizado no Bico do Papagaio, segundo ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca. Do topo rochoso é possível ter visão de 360º da beleza natural que rodeia a capital fluminense. De lá aprecia-se o Pico da Tijuca, Morro da Cocanha e a Pedra do Conde. Também é possível ver a Pedra da Gávea e o Sumaré e um pouco do Morro do Corcovado. É impressionante e vale muito a pena.
Voo de Asa Delta
Essa dica é para quem quer ir mais longe e não tem medo de desafios. O voo acontece na rampa da Pedra Bonita. Olhar o Rio Janeiro de cima é espetacular e é uma das melhores maneiras de conhecer a beleza da cidade. Experimentar a aventura aérea é algo que não pode faltar aos aventureiros de plantão. Para sentir a emoção é preciso voar, porque é indescritível.
Escalada no Pão de Açúcar
A aventura não acaba no Rio de Janeiro. A cidade oferece opções para todo tipo de aventureiro. A escalada no Pão de Açúcar é uma dessas atrações imperdíveis para quem pratica o ecoturismo. Antes de começar a escalada, os visitantes percorrem uma trilha de 12 minutos até a face sul do Pão de Açúcar. Normalmente, os escaladores chegam ao destino em 2:30 horas de subida.
Para descer há algumas opções, como seguir a trilha logo após o final da via Coringa ou pode-se emendar com o Costão do Pão de Açúcar, chegando assim ao cume do monumento. A partir daí, a descida é feita pelo bondinho até o Morro da Urca.
Salto de Paraquedas
Esse é para os fortes. O salto de paraquedas é muito procurado por aqueles que gostam de aventurar-se ao extremo. No Rio de Janeiro, o salto pode ser feito em Resende e não precisa de experiência ou fazer um curso próprio. Basta apenas coragem para se jogar na imensidão azul de mais de 4000 metros. O salto é duplo, ou seja, com auxílio de um instrutor.
Mountain Bike Tijuca e Corcovado
Se você é fã de ciclismo vai adorar pedalar na Floresta da Tijuca ou no Corcovado. A experiência é sensacional e energizante.
Com essas dicas, você pode conhecer o Rio de Janeiro de maneira única. Divirta-se!